Quais requisitos necessários para se inscrever no PROUNI?

O ProUni é um dos principais programas educacionais do Governo Federal. Funciona em todo o país e trabalha com a inclusão social no ensino superior de jovens de baixa renda. O programa fornece bolsas parciais ou totais para quem realizou o Enem e atende os pré-requisitos. Saiba mais!

Como Funciona

Criado em 2005 o ProUni é um programa de bolsas de estudo para o ensino superior. Como há menos vagas em universidades que concluintes no ensino médio, o governo fez um estudo e percebeu que os alunos de baixa renda em muitos casos deixam de conseguir uma graduação porque não há vagas e nem podem custear os estudos.

Se você vai se inscrever no ProUni sabe que precisa ter atingido uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio, e o Simulado Enem pode te ajudar nisso, praticando sempre mais você terá mais chances de atingir um bom desempenho.

O ensino de base no Brasil na escola pública não é dos melhores e com diversos problemas estruturais. Logo, são mais preparados os estudantes do ensino fundamental da rede privada e as chances não são as mesmas. O programa vem para igualar (ou ao menos tentar) as chances de um jovem de baixa renda da rede pública de conseguir um diploma de graduação ou tecnológico.

Uma vez inscrito e aprovado no programa o aluno pode se matricular na universidade nas datas regulares da instituição. Como mensalidade pode vir zero reais se conseguir uma bolsa integral ou parcial com o valor restante.

A bolsa é para todos os meses de formação enquanto o aluno estiver matriculado e frequentando as aulas. A cada seis meses ele deve voltar ao sistema e informar que está estudando para não perder o benefício. Também deve realizar a sua matrícula regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *